Blog entry by Prof. Juliano Ramos

Anyone in the world

logo mint


O que diz os desenvolvedores do Mint


Os desenvolvedores do Linux Mint expressaram preocupação com a Snap Store loja de aplicativos snap da Canonical e a maneira como ela força os usuários a usarem seus aplicativos. A Loja Snap é uma alternativa aos pacotes deb tradicionais para a instalação de aplicativos que a Canonical promove como superior. 

A abordagem é diferente, usando tecnologia de contêiner. O sistema promete mais segurança ao usuário, porém, os pacotes são maiores e o tempo de carregamento também.


Mas o que é um snap?


Um pacote Snap é um aplicativo independente que é protegido e assinado na área restrita. As atualizações de snap são transacionais. Se uma atualização falhar, a versão mais antiga, deve continuar funcionando. O pacote também, deve ser compatível com outras distribuições de linux. Os pacotes snap tem uma sobrecarga no tamanho e no tempo de inicialização. 


O que levou aos desenvolvedores do mint a abandonarem o Snap?


Em 2019, a Canonical disse que estava fazendo a transição do pacote deb do Chromium para snap. O Chromium é o navegador de código aberto baseado no Google Chrome. A Canonical informou, que "manter uma úniva versão do Chromium seria um investimento de tempo significativo para a equipe de desenvolvimento do desktop Ubuntu". 

No Ubuntu 19.10 quando você faz o download do pacote deb do navegador, ele apenas contêm um script que faz download de um snap na snap store. Este fato, desagradou em muito os desenvolvedores do Mint. Que não desejam que pacotes DEB sejam substituídos por snaps sem consentimento dos usuários.

Os desenvolvedores do Mint dizem que o pacote snap vem com muita bagagem Canonical, funcionam melhor no Ubuntu e são controlados a punho de ferro pela Canonical. 



* Gostou deste artigo? Seja avisado por e-mail dos próximos. Entre em nosso grupo no Google:

https://groups.google.com/forum/#!forum/certificacoesnetbr




Prof. Juliano Ramos é consultor e especialista em servidores Linux.
E-mail: profjulianoramos

[ Modified: Wednesday, 3 June 2020, 1:43 PM ]