Jornal - Linux News

Como atualizar do Mint 18 para o 19

 
Imagem de juliano ramos
Como atualizar do Mint 18 para o 19
por juliano ramos - sexta, 6 Jul 2018, 22:10
 

Na semana passada, uma nova versão estável do  Linux Mint 19 ficou disponível para download, dando a todos que desejarem a possibilidade de instalá-lo.


Funciona para as versões com Xfce, Cinnamon ou Mate.

Mas e se você quiser atualizar para o Linux Mint 19 de uma versão anterior ao invés de fazer uma nova instalação?

Nem todos os usuários desta distribuição Linux baseada no Ubuntu vão querer reinstalar seu sistema operacional a partir do zero, mas da mesma forma eles não vão querer perder os novos recursos e melhorias incluídos no Linux Mint 19.

Bem, uma boa notícia: agora você pode atualizar para o Linux Mint 19 do Linux Mint 18.3 usando a ferramenta ' Mint Upgrade ' da linha de comando.

Esta ferramenta, que está disponível diretamente no repositório do Linux Mint, permite que você, eu e qualquer outra pessoa que execute o Linux Mint 18.3 atualize diretamente para o Linux Mint 19.

Melhor ainda: não importa se você está usando a versão normal do Cinnamon ou a edição MATE ou Xfce; qualquer versão pode ser atualizada.

1. Faça o download da ferramenta 'Mint Upgrade'

O Mint Upgrade é uma ferramenta de linha de comando necessária para executar a atualização. Você não pode atualizar seu sistema sem essa ferramenta. A boa notícia é que não é difícil conseguir como está disponível para instalar a partir do repositório Linux Mint:

# sudo apt install mintupgrade

2. Verifique se há uma nova liberação

Uma vez instalado o Mint Upgrade, você pode usá-lo para verificar a versão mais recente:

# mintupgrade check

Este comando irá “simular” o processo de atualização, buscando uma lista de todos os pacotes que serão baixados e instalados, e verificará os erros de conflitos com sua configuração atual.

Se você perceber algum erro nesta etapa, como pacotes impedindo a atualização, precisará corrigi-los (ou seja, remover ou atualizar) antes de continuar. É mais provável que você tenha problemas se tiver adicionado PPAs de terceiros ao seu sistema.

Se tudo parece bem, você pode continuar ...

3. Faça o download de pacotes de atualização

O terceiro passo é obter o mint para baixar todos os pacotes necessários para a atualização. Fazer isso primeiro significa que sua conexão com a internet deve ser interrompida durante a atualização, e você não ficará com o sistema quebrado.

# mintupgrade download

4. Atualize para o Linux Mint 19.x

Depois de deixar todos os pacotes baixarem completamente, você estará pronto para a etapa final. Execute o comando abaixo para iniciar a atualização:

# sudo mint upgrade install

A atualização levará algum tempo e você deve se lembrar de verificar o progresso de tempos em tempos, apenas se houver conflitos de embalagem que precisem de resolução ou entrada.