Jornal - Linux News

Alterar a senha no próximo login.

 
Imagem de juliano ramos
Alterar a senha no próximo login.
por juliano ramos - sexta, 6 Jul 2018, 22:40
 

Como forçar a troca de senha do seu usuário no próximo login.


Para forçar um usuário a alterar sua senha, antes de tudo a senha deve ter expirado e para fazer com que a senha de um usuário expire, você pode usar o comando passwd , que é usado para alterar a senha de um usuário especificando -eou --expirealternar com nome de usuário como mostrado.

# passwd --expira ravi

Em seguida, verifique as informações de vencimento e envelhecimento da senha do usuário ravi com o comando chage, conforme mostrado.

# chage -l ravi
Verificar informações de expiração de senha do usuário


Depois de executar o comando passwd acima, você pode ver na saída do comando chage que a senha do usuário deve ser alterada. Quando o usuário ravi tentar fazer o login da próxima vez, ele será solicitado a alterar sua senha antes de poder acessar um shell, conforme mostrado na captura de tela a seguir.

Usuário forçado a alterar a senha

Usuário forçado a alterar a senha

Usando o comando chage

Alternativamente, você pode usar o comando chage , com a opção -dou --lastdayque define o número de dias desde 1º de janeiro de 1970, quando a senha foi alterada pela última vez.

Agora, para definir a expiração da senha do usuário, execute o seguinte comando especificando o dia como zero (0), significa que a senha não foi alterada desde a data acima (ou seja , 1º de janeiro de 1970 ), portanto a senha expirou e precisa ser alterado imediatamente antes que o usuário possa acessar o sistema novamente.

# chage - sábado 0 ravi

OU

# chage --levado 1970-01-01 ravi

Em seguida, verifique as informações de vencimento e envelhecimento da senha do usuário ravi com o comando chage usando a -lopção conforme mostrado.

# chage -l ravi
Verifique as informações de expiração da senha

Verifique as informações de expiração da senha.